O Projeto Lutando pelo Bem, de autoria da Filial do Guarujá, teve parceria firmada com a Secretária Municipal de Educação e Lazer – SEDEL, através do Termo de Fomento n” 23/2019, Processo Administrativo 4212/3418/2019, e visava a inclusão social através das Artes Marciais – Judô e Jiu Jitsu – e posteriormente o Karatê, tendo o atendimento para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, bem como o fortalecimento do vínculo comunitário, familiar e convívio social em conformidade das aulas práticas e online dos atendidos no projeto.
O Projeto, através de suas atividades específicas, apresentou uma excelente condição para com o atendimento da demanda apresentada, trazendo para junto dos praticantes suas famílias nas atividades fortalecendo esse laço. Os jovens adolescentes atendidos apresentaram iniciativas e disposição como forma de aprender e retribuir todo aprendizado adquirido.
Em decorrência da pandemia causada pelo COVID 019, desde o dia 23 de março do ano de 2020, o PROJETO LUTANDO PELO BEM teve sua atuação de forma ONLINE com todos os envolvidos nas atividades de JUDÔ, JIU JITSU e KARATÊ. Mesmo assim o projeto alcançou o atendimento desejado de acordo com a meta estabelecida (conforme Decreto Estadual estabelecido para o município de Guarujá) de acordo com os relatos apresentados nas prestações de contas mensal.
O Projeto Lutando pelo Bem teve o início em outubro de 2019, ficando em funcionamento pelo período de 12 meses e encerrando suas atividades em setembro de 2020.
Foram atendidos pelo Projeto 142 alunos matriculados e em relatos obtidos pelos pais, apresentaram uma grande melhora na inserção social deles em sua comunidade e melhora também nos aspectos coordenativos, cognitivos e físicos, todos relacionados ao desenvolvimento escolar.
No momento da proibição das atividades presenciais devido a pandemia foi criado um Canal no aplicativo Youtube e outro no Instagram para o acompanhamento das aulas pelos alunos e verificação da manutenção das aulas pelos pais, comunidade e Prefeitura.
As redes sociais do Projeto ainda estão ativas e os links encontram-se abaixo.